Vai haver um campeonato só com Teslas S P100D de 780 cv!

Havendo já a Fórmula E, a FIA acaba de homologar a primeira competição de automóveis eléctricos de GT, aprovando a denominada Electric Production Car Series, campeonato organizado pela Electric GT Holdings e que poderá vir a ter uma corrida em Portugal. Trata-se, no fundo, de um troféu que terá até 20 pilotos, todos a correrem com versões do Tesla S P100D devidamente preparadas a nível de segurança e também de peso e "performance".

Para a homologação do campeonato por parte da FIA foi também fundamental que o próprio carro passasse pelos testes de segurança impostos pela própria federação e o Tesla S P100D foi aprovado com brilhantismo. O carro foi lançado a 50,4 km/h (14 m/s) contra um bloco de betão de 130 toneladas coberto por uma placa de madeira de 19 mm de espessura. Para o teste, a bateria estava totalmente carregada e o carro com o peso máximo (1720 kg), mais um "dummy" de 88 kg e 25 kg de aparelhagem para recolha de dados.

A estrutura aguentou bem o embate e os responsáveis pelo teste mediram, além dos habituais parâmetros, a protecção contra libertação de electrólito da bateria, choques eléctricos ou deformações em zonas delicadas da estrutura do carro. O Tesla mereceu a homologação, ficando pronto para o campeonato e para as provas que terão todas a mesma estrutura: treino livre de 20 minutos, qualificação em três mangas e duas corridas de 60 km cada, uma de dia e outra ao anoitecer. Mas há um lado divertido no programa: os dois pilotos mais rápidos irão defrontar outros dois escolhidos pelo público num confronto… de "drift" que valerá ao vencedor mais três pontos no campeonato.

Com o conhecido poderio mecânico do Tesla S P100D, não foi preciso alterá-lo para o tornar numa máquina de competição, apenas aligeirá-lo, "despindo-o" de toda a parte supérflua do interior e montando painéis da carroçaria em fibra de carbono. Assim, os dois motores, um em cada eixo, debitam um total de 780 cv e 995 Nm, sendo alimentados pela enorme bateria com capacidade de 100 kWh, permitindo uma aceleração até aos 100 km/h em apenas 2,1 s! Estamos a falar de uma "performance" quase comparável à de um F1! Só a velocidade estará limitada aos 250 km/h.

A participação está limitada a 20 pilotos e os eventos terão ainda, a completar, corridas de karts eléctricos – conseguem atingir os 150 km/h e chegam aos 100 km/h em 3,1 s! – e duelos virtuais através da eSports. A organização ainda não anunciou quando começará o novo campeonato de GT’s eléctricos nem onde se correrá mas, na sua informação provisória de calendário, entre os seis dos oito destinos anunciados, conta-se Portugal, embora sem especificar o circuito. Teremos de esperar mais algum tempo para saber se sempre poderemos ver estes rapidíssimo Tesla a competir ao vivo em território nacional, mas veremos se é desta que a primeira competição de automóveis de turismo puramente eléctricos vai mesmo em frente.

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